sexta-feira, março 29, 2024
Home Brasil Cresce o sentimento de insegurança nas ruas do Brasil à noite, aponta Datafolha

Cresce o sentimento de insegurança nas ruas do Brasil à noite, aponta Datafolha

por RIGUE
0 Comente
cresce-o-sentimento-de-inseguranca-nas-ruas-do-brasil-a-noite,-aponta-datafolha

Pesquisa Datafolha, divulgada nesta quinta-feira (28), revela que a sensação de insegurança entre os brasileiros tem aumentado significativamente. Conforme o levantamento, dois terços dos brasileiros (65%) sentem algum grau de insegurança ao caminhar nas ruas à noite, evidenciando um crescimento de cinco pontos percentuais entre aqueles que se sentem muito inseguros, em comparação com dados coletados em setembro do ano anterior.

A proporção de pessoas que dizem sentir muita insegurança nas ruas após escurecer chegou a 39%, quase quatro a cada dez pessoas, e aqueles que respondem ter um pouco de insegurança são 26%, segundo a pesquisa Datafolha.

Houve uma diminuição equivalente na quantidade de brasileiros que respondem sentir-se “mais ou menos seguras” nas ruas da própria cidade: caiu de 26% para 21% no período. Já aqueles que se sentem “muito seguros” são 14%, uma proporção que se mantém estável nas pesquisas desde março de 2022.

A região Sudeste tem a maior percentual de entrevistados que se sentem “muito inseguros”, são 45%. A região Sul do país, tem o menor percentual, registrando 32%.

Em análise sobre a sensação de segurança em diferentes localidades, a percepção de insegurança nas regiões metropolitanas é ainda maior. Nesses locais, 52% dos moradores se sentem muito inseguros, contrapondo-se aos 31% em áreas do interior, onde a sensação de segurança parece ser relativamente maior.

Nas metrópoles, só 7% consideram-se muito seguros — em setembro, eram 9%. Em cidades do interior, essa proporção chega a mais do que o dobro, 19%.

O Datafolha ouviu 2.002 pessoas com mais de 16 anos em todo o país nos dias 19 e 20 de março. A margem de erro geral é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.

Principais dados da pesquisa:

Sensação Geral de Segurança:

– 39% dos brasileiros se sentem muito inseguros ao caminhar nas ruas após escurecer.

– 26% relatam sentir-se um pouco inseguros.

– 21% consideram-se mais ou menos seguros.

– Apenas 14% dos entrevistados se sentem muito seguros.

Comparativo com Dados Anteriores:

– O percentual de pessoas que se sentem muito inseguras aumentou cinco pontos percentuais em relação à última pesquisa.

– A parcela da população que se sente mais ou menos segura diminuiu de 26% para 21%.

– O grupo que se sente muito seguro permanece estável em 14% desde março de 2022.

Sensação de Segurança por Localidade:

Região Metropolitana:

– Muito seguro: 7%

– Mais ou menos seguro: 18%

– Um pouco inseguro: 23%

– Muito inseguro: 52%

Interior:

– Muito seguro: 19%

– Mais ou menos seguro: 23%

– Um pouco inseguro: 28%

– Muito inseguro: 31%

A pesquisa também revela que a sensação de segurança dos brasileiros nas ruas está diretamente relacionada à sua percepção econômica pessoal e tendências políticas. De acordo com o estudo:

– Entre os brasileiros que consideram que sua situação financeira melhorou, 27% sentem-se muito inseguros nas ruas, um índice abaixo da média nacional, enquanto 21% afirmam sentir-se muito seguros, superando a média.

– Por outro lado, entre aqueles que percebem uma piora em sua condição econômica, 53% declaram sentir uma grande insegurança ao caminhar pela cidade após o anoitecer, e apenas 10% se sentem muito seguros.

– A pesquisa também identificou uma divisão política na percepção de segurança: 49% dos bolsonaristas reportam sentir-se muito inseguros, em contraste com 31% dos petistas. Quanto à sensação de segurança, 14% dos bolsonaristas e 17% dos petistas se sentem muito seguros.

*Sob supervisão de André Rigue

você pode gostar

SAIBA QUEM SOMOS

Somos um dos maiores portais de noticias de toda nossa região, estamos focados em levar as melhores noticias até você, para que fique sempre atualizado com os acontecimentos do momento.

categorias noticias

noticias recentes

as mais lidas

News Post 2025 © Todos direitos reservados