terça-feira, abril 2, 2024
Início » Litoral de SP: Operação Verão termina com 56 mortos e mais de mil presos

Litoral de SP: Operação Verão termina com 56 mortos e mais de mil presos

por RIGUE
0 Comente
litoral-de-sp:-operacao-verao-termina-com-56-mortos-e-mais-de-mil-presos

O reforço de policiais do interior e da capital na Baixada Santista terminou nesta segunda-feira (1°) após o encerramento da terceira fase da Operação Verão.

Segundo a Secretaria de Segurança Pública, a estratégia para o combate ao crime organizado por meio da asfixia financeira do tráfico de drogas, agora dá lugar à ampliação de efetivo de 341 PMs que passará a atuar de maneira permanente nas cidades da região.

O secretário da pasta, Guilherme Derrite, anunciou o final da operação: “A operação cumpriu os seus objetivos, seja capturar alvos identificados por um trabalho de inteligência conjunto entre as polícias como reduzir os índices criminais na Baixada Santista. Agora, com a ampliação do efetivo, podemos dar continuidade a esse combate, que será constante”, ressaltou o secretário, ao analisar a região como uma das mais desafiadoras no combate ao tráfico de drogas por conta de sua localização e escoamento de drogas para Europa, por meio do porto de Santos.

Vale lembrar que ainda durante a terceira fase, a Secretaria da Segurança Pública transferiu temporariamente o gabinete da pasta para Santos, na sede do Comando de Policiamento do Interior (CPI-6).

Números

Desde o início da Operação Verão, em dezembro de 2023, 56 pessoas morreram em supostos confrontos com a polícia. Na sexta (29), um homem, de 22 anos, morreu durante uma ação da Polícia Militar de combate ao tráfico de drogas na Vila Santa Rosa, na cidade do Guarujá.

Segundo a Secretaria da Segurança Pública de São Paulo (SSP), durante a ação, os agentes teriam avistado o rapaz, que estava supostamente armado, com uma sacola e um rádio comunicador.

Segundo a polícia, ao se aproximarem, o suspeito, na tentativa de fuga, teria apontado uma arma na direção dos agentes, que reagiram disparando contra o suspeito.

O jovem não resistiu e morreu ainda no local. O óbito foi confirmado por uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).

Ainda de acordo com a SSP, uma pistola, um rádio comunicador e 379 porções de drogas, incluindo maconha, cocaína, crack e haxixe, teriam sido apreendidas com o rapaz.

O caso foi registrado como tráfico de entorpecentes, posse ou porte ilegal de arma de fogo, morte decorrente de intervenção policial e legítima defesa na Delegacia de Guarujá.

Desde dezembro, no início do reforço na segurança na Baixada com as férias de fim de ano, 1025 infratores foram presos, sendo quase a metade (438) procurada pela Justiça, além de 47 menores apreendidos.

As Polícias Civil e Militar também retiraram das ruas 2,6 toneladas de drogas e apreenderam 119 armas de fogo ilegais.

O trabalho resultou na redução da taxa de roubos em 25,8% em Santos, São Vicente e Guarujá no primeiro bimestre do ano, quando comparado ao do ano anterior.

Em toda a Baixada, fevereiro de 2024 foi o mês com a menor taxa de roubos da série histórica, iniciada em 2001.

No mês passado, a gestão paulista também anunciou uma série de investimentos para fortalecer a segurança na Baixada. Há previsão de aplicar R$ 70 milhões para reformar e concluir obras de unidades policiais, assim como a aquisição de novos equipamentos, como viaturas, barcos blindados e novas armas.

Prisões importantes

Ainda durante a operação houve prisões de “peças-chave” para o crime organizado que atuavam a partir da Baixada, segundo afirmou a pasta.

Uma delas foi presa no último dia 8 de fevereiro. Karen de Moura Tanaka Mori, conhecida como “Japa do PCC”, é suspeita de comandar a lavagem de dinheiro de uma facção criminosa em Santos, Cubatão e Guarujá, além da capital. Após decisão da Justiça no final de fevereiro, ela foi autorizada a cumprir prisão domiciliar com uso de tornozeleira eletrônica.

Caio Vinicius, apelidado de “Nego Boy”, que é acusado de liderar o tráfico de drogas em uma das comunidades de Santos, também foi preso pelos agentes.

Ainda dentro da operação, a polícia identificou a atuação de Rodrigo Pires dos Santos, conhecido como “Danone”, outra liderança de alto escalão de uma facção. Na ação, em 16 de fevereiro, o suspeito trocou tiros com policiais e foi morto. Ao todo, 56 criminosos entraram em confronto com as forças policiais e morreram.

você pode gostar

SAIBA QUEM SOMOS

Somos um dos maiores portais de noticias de toda nossa região, estamos focados em levar as melhores noticias até você, para que fique sempre atualizado com os acontecimentos do momento.

categorias noticias

noticias recentes

as mais lidas

News Post 2025 © Todos direitos reservados