quinta-feira, março 28, 2024
Home Mundo Waack: As brigas entre presidentes latino-americanos

Waack: As brigas entre presidentes latino-americanos

por dudalopes
0 Comente
waack:-as-brigas-entre-presidentes-latino-americanos

Para usar um pouco de gíria, tacaram fogo no parquinho latino-americano nesta quarta-feira (27).

Presidentes de alguns dos principais países da região atracaram-se em violências verbais. Teve o tradicional direita contra esquerda, entre Argentina e México. Mas também esquerda contra esquerda, envolvendo Venezuela e Colômbia.

O Brasil também faz parte do show, criticando a Venezuela e sendo criticado por ela.

O pano de fundo para os desentendimentos não é só o que cada um acha do governo do outro. Mas, principalmente, como cada um enxerga seu papel na situação internacional. E suas possíveis alianças.

É neste ponto que a situação se complica do ponto de vista brasileiro. Geografia e tamanho da economia sugerem que o Brasil deveria ter grande influência sobretudo na América do Sul. Não é o que acontece. Não só Caracas e Buenos Aires parecem dar pouca bola para o Brasil.

Não há muita gente preocupada em outras chancelarias latino-americanas com o que se pensa em Brasília. É difícil imaginar hoje que qualquer organização regional — e o Brasil apostou em várias — possa se reunir e chegar a consensos de aplicação prática sobre qualquer assunto.

O governo brasileiro se orgulha de praticar o que chama de política externa ativa e altiva. Seria melhor ainda se tivesse mais influência.

você pode gostar

SAIBA QUEM SOMOS

Somos um dos maiores portais de noticias de toda nossa região, estamos focados em levar as melhores noticias até você, para que fique sempre atualizado com os acontecimentos do momento.

categorias noticias

noticias recentes

as mais lidas

News Post 2025 © Todos direitos reservados