quinta-feira, março 28, 2024
Home Mundo Há motivos razoáveis para crer que Israel comete genocídio, diz especialista da ONU

Há motivos razoáveis para crer que Israel comete genocídio, diz especialista da ONU

por tiagotortella
0 Comente
ha-motivos-razoaveis-para-crer-que-israel-comete-genocidio,-diz-especialista-da-onu

Há “motivos razoáveis” para acreditar que Israel está “cometendo o crime de genocídio contra os palestinos como um grupo na Faixa de Gaza”, disse a Relatora Especial da ONU para os direitos humanos nos territórios palestinos.

Francesca Albanese fez as declarações nesta quarta-feira (27), após apresentação do seu último relatório, intitulado “Anatomia de um Genocídio” ao Conselho de Direitos Humanos da ONU, em Genebra, feita na segunda-feira.

Falando em coletiva de imprensa, Albanese disse: “Israel cometeu três atos de genocídio com a intenção necessária: matar membros do grupo, causar sérios danos físicos ou mentais aos membros do grupo e infligir deliberadamente ao grupo condições de vida calculadas para provocar sua destruição física, no todo ou em parte”.

Israel pontuou, por sua vez, que “rejeita totalmente” o relatório, que afirmou “envergonhar” o Conselho de Direitos Humanos.

Não é “nenhuma surpresa que a premissa deste relatório seja que a criação do Estado Judeu em 1948 foi um ato de ‘colonialismo de colonos’, e o genocídio é uma ‘parte inerente’ desse ato”, comentou a Missão Permanente de Israel para as Nações Unidas em Genebra em um comunicado no X na segunda-feira.

A declaração também culpou a especialista da ONU por “deslegitimar a própria criação e existência do Estado de Israel”.

Albanese destacou que houve “massacre flagrante e sistemático de civis palestinos”, bem como “o uso de armamento ilegal, a destruição total de infraestrutura civil vital, incluindo o ataque deliberado a todos os hospitais de Gaza, e a fome provocada pelo homem nos palestinos”.

“O desdobramento da monstruosidade é acompanhado por uma narrativa anti-palestina generalizada e pela desumanização que emana dos níveis mais elevados da sociedade israelense, incluindo oficiais de alto escalão com autoridade de comando e frequentemente refletida nas ações dos soldados no terreno”, disse Albanese na coletiva de imprensa.

Ela acrescentou que isso refletia a intenção “de destruir no todo ou em parte, que é o que distingue o genocídio de outros crimes de atrocidade”.

A relatora especial da ONU concluiu que “a única inferência razoável que pode ser tirada” é uma “política estatal israelense de violência genocida contra o povo palestino em Gaza”.

Ela pontuou que uma das “principais conclusões” do relatório foi que “a liderança executiva e militar de Israel e os soldados distorceram intencionalmente os princípios ‘jus in bello’, subvertendo as suas funções de proteção, numa tentativa de legitimar a violência genocida contra o povo palestiniano”.

“Jus in bello” (justiça na guerra) é o termo latino que se refere às leis internacionais que regem a forma como a guerra é conduzida.

A missão diplomática de Israel em Genebra, na sua resposta, também disse: “a própria tentativa de levantar a acusação de genocídio contra Israel é uma distorção ultrajante da Convenção do Genocídio”.

“A guerra de Israel é contra o Hamas, não contra civis palestinos”, acrescentou.

você pode gostar

SAIBA QUEM SOMOS

Somos um dos maiores portais de noticias de toda nossa região, estamos focados em levar as melhores noticias até você, para que fique sempre atualizado com os acontecimentos do momento.

categorias noticias

noticias recentes

as mais lidas

News Post 2025 © Todos direitos reservados