quarta-feira, maio 8, 2024
Início » Líder do Irã diz que Israel deve e será punido por ataque à embaixada na Síria

Líder do Irã diz que Israel deve e será punido por ataque à embaixada na Síria

por gustavozanfer
0 Comente
lider-do-ira-diz-que-israel-deve-e-sera-punido-por-ataque-a-embaixada-na-siria

O líder supremo do Irã, o aiatolá Ali Khamenei, disse nesta quarta-feira (10) que Israel “deve ser punido e será” por atacar o complexo da embaixada iraniana na Síria.

Numa grande escalada da guerra de Israel com adversários regionais, supostos aviões de guerra israelense bombardearam o consulado do Irã na capital síria, no dia 1º de abril, num ataque que o Irã disse ter matado sete conselheiros militares, prometendo retaliar.

“O regime maligno cometeu um erro e deve ser punido e será”, disse Khamenei num discurso que marcou o fim do mês sagrado muçulmano do Ramadã.

Líder supremo do Irã Ali Khamenei em Teerã / Divulgação via Reuters (02.jan.22)

Irã responsabiliza EUA

O ministro das Relações Exteriores do Irã, Hossein Amir-Abdollahian, culpou Israel pelo ataque de segunda-feira (1º) ao consulado iraniano em Damasco, na Síria, mas também disse que os Estados Unidos foram responsáveis ​​por isso porque apoiam Israel.

Os comentários do principal diplomata sublinham a tensão crescente entre Teerã e Washington, com o Irã apontando o dedo aos EUA pelo seu apoio a Israel.

Transmitindo a mensagem em uma postagem na plataforma X, Amir-Abdollahian disse que o encarregado de negócios suíço em Teerã foi convocado pelo Ministério das Relações Exteriores do Irã nesta terça-feira (2) para discutir o incidente, dado o papel da Suíça na representação dos interesses dos EUA no Irã.

“As dimensões do ataque terrorista e do crime do regime israelense foram explicadas e a responsabilidade da administração americana sublinhada” na reunião, disse o ministro.

“Uma mensagem importante foi transmitida à administração americana como apoiante do regime sionista”, acrescentou. “Os Estados Unidos deveriam ser responsáveis.”

As Forças de Defesa de Israel (FDI) não comentaram publicamente sobre o ataque que o Irã disse ter matado dois comandantes e vários outros. Mas o porta-voz das FDI, Daniel Hagari, contestou que o edifício fosse um consulado.

“Este é um edifício militar das forças Quds disfarçado de edifício civil em Damasco”, disse ele.

Separadamente, o jornal The New York Times informou que quatro autoridades israelenses não identificadas reconheceram que Israel executou o ataque.

(Com informações de Hamdi Alkhshali, da CNN; e de Jyoti Narayan, da Reuters, em Bangalore)

você pode gostar

SAIBA QUEM SOMOS

Somos um dos maiores portais de noticias de toda nossa região, estamos focados em levar as melhores noticias até você, para que fique sempre atualizado com os acontecimentos do momento.

categorias noticias

noticias recentes

as mais lidas

News Post 2025 © Todos direitos reservados