França busca resolução do Conselho de Segurança da ONU para monitorar trégua em Gaza

França busca resolução do Conselho de Segurança da ONU para monitorar trégua em Gaza

A França propôs nesta segunda-feira (1) um projeto de resolução do Conselho de Segurança das Nações Unidas que busca opções para um possível monitoramento pela ONU de um cessar-fogo na Faixa de Gaza e propostas para ajudar a Autoridade Palestina a assumir responsabilidades.

“É um projeto ambicioso. Levará tempo”, disse o embaixador francês da ONU, Nicolas de Riviere, sobre o texto, que precisará de pelo menos 9 votos a favor e nenhum veto dos outros quatro membros permanentes: Estados Unidos, Reino Unido, Rússia e China.

Visto pela Reuters, projeto de resolução também pede um cessar-fogo imediato entre Israel e os militantes palestinos do Hamas em Gaza e exige a libertação imediata e incondicional de todos os reféns ainda mantidos em Gaza pelo Hamas e outros.

Os Estados Unidos, aliados de Israel, se abstiveram de uma votação no mês passado para permitir que o conselho de 15 membros exigisse um cessar-fogo imediato durante o mês de jejum muçulmano do Ramadã, que termina na próxima semana, e a libertação imediata e incondicional de todos os reféns. Isso não foi implementado pelas partes em conflito.

Uma trégua, incluindo a libertação de alguns reféns, ocorreu pela última vez em novembro.

Related posts

Companhias aéreas da Alemanha e Polônia cancelam voos para Tel Aviv

Mais de 270 caminhões com ajuda humanitária entraram hoje em Gaza, diz Israel

Político de extrema direita da Alemanha vai a julgamento acusado de usar slogan nazista